A margem imóvel do rio L&PM, 2003
 
Prêmio Portugal Telecom 2004
(único romance entre os três primeiros classificados)
 Prêmio Jabuti 2004, Câmara Brasileira do Livro
(2°classificado)
Em Portugal: A Margem Imóvel do Rio. Porto: Âmbar, 2005.

 Leia um capítulo do livro

Em meados da segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, o cronista oficial da corte tem suas mornas e monótonas tardes de viúvo abaladas por uma tarefa profissional. Uma carta chegara ao Paço Imperial, endereçada à Sua Majestade o Sr. Dom Pedro II. Na missiva, um estancieiro gaúcho chamado Francisco da Silva cobrava a promessa feita vinte e um anos antes por Dom Pedro II de fazê-lo barão, em agradecimento à sua hospitalidade quando da visita imperial às terras do Sul. Como os registros oficiais nada apontam, o historiador do governo parte em uma missão no interior do estado mais meridional do Brasil: quem seria Francisco da Silva? Tudo deveria ser checado, afinal, estava em jogo a palavra do Imperador.
O cronista sai da sede tropical do Império, o esfuziante Rio de Janeiro, e interna-se nas fronteiras vazias dos pampas, atrás do estancieiro em questão. Acaba por encontrar vários Franciscos da Silva, todos com histórias mais ou menos coerentes sobre a visita imperial às suas terras. Com qual Francisco da Silva estaria a verdade? Este é o grande desafio que envolve a trama magnificamente bem narrada por Luiz Antonio de Assis Brasil. No seu périplo pela Província do Rio Grande do Sul, o cronista depara-se com os ambientes pesados e retrógrados da velha aristocracia rural gaúcha, mulheres assombradas por recordações e silêncios, aventureiros em busca de ouro, homens rudes do campo, forasteiros e demais personagens que dão vida a esta obra, escrita por um dos grandes escritores brasileiros contemporâneos.
Em um estilo irretocável e instigante, Assis Brasil debruça-se sobre um dos mais importantes períodos da história nacional e faz um panorama surpreendente do então jovem país.


Booktrailer de Douglas Machado

 

Fortuna crítica

Moacir Amâncio 
Marisa Lajolo 
Fabrício Carpinejar 
José Castello 
Moacyr Scliar 
Miguel Sanches Neto 
Maurício Melo Júnior 
Tailor Diniz 
José Luís Giovannoni Fornos
Jorge Marmelo / Portugal 
Joel Neto / Portugal 
Paulo Scott

 Albert von Brunn / Alemanha
 Débora Mutter 
 Daniela Silva da Silva 
 Attico Chassot
 Maria Helena de Moura Arias

 Dissertação de Mestrado de Alex Sandro Costa Ramos,
na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (2005)


 Dissertação de Mestrado de Luciano Passos Moraes,
na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (2007)