Ensaios íntimos e imperfeitos L&PM, 2008

 Leia um capítulo do livro

Este é um livro de íntimas perplexidades. 

“Íntimas” porque derivam de reflexões associadas ao sabor do conhecimento e da memória; "perplexidades" por serem intimidades vistas por um olhar liberto, deliberadamente ingênuo, quase infantil. O tema não poderia ser mais amplo: a existência humana e seus absurdos, suas incredulidades, seus paradoxos, seus momentos de graça e sua desamparada finitude. Neste breviário pessoal sobre tudo o que nos diz respeito, o romancista Luiz Antonio de Assis Brasil lança-se num gênero novo em sua obra.

Valendo-se de casos exemplares que simbolizam a multiplicidade da natureza das mulheres e dos homens, o Autor também revela, por meio de personagens conhecidos de todos nós, eloqüentes pontos de inflexão na história da Humanidade: é o caso da pulsão de Rimbaud rumo ao desconhecido, do último desejo de Napoleão Bonaparte, do implorar do moribundo Goethe por sua luz, da perene força da terapêutica de Freud, da noção de posteridade de Balzac, do último vôo de Santos Dumont e das derradeiras palavras de Maria Antonieta. 

Percebe-se então que o conjunto das pessoas, vista por esse ângulo perplexo e íntimo, forma uma sociedade, não pelas qualidades físicas – e, portanto, transitórias, mas pelo deslumbramento e abandono da alma frente à vida, à morte e ao traiçoeiro tempo que os liga.

 


Ensaios íntimos e imperfeitos

Uma visita ao livro Ensaios íntimos e imperfeitos, de Luiz Antonio de Assis Brasil, com o autor em cena. São filmes de curta duração, em que o romancista externa suas reflexões sobre a vida para o olhar do cineasta Douglas Machado. Um encontro entre a Literatura e o Cinema, através da sensibilidade de dois artistas de nosso tempo.

 

 

 

 

 

Ensaios íntimos e imperfeitos I:
Sobre o Outrora​

Ensaios íntimos e imperfeitos II:
Sobre o Tempo​



Ensaios íntimos e imperfeitos III:
Sobre o Livro e o Escritor​



Ensaios íntimos e imperfeitos:
Não Saberes II - Da alma​



Ensaios íntimos e imperfeitos:
Não Saberes X - Dos desconhecidos​



Ensaios íntimos e imperfeitos:
Tempo III - Do que passa​



Ensaios íntimos e imperfeitos:
Tempo VIII - Das horas do dia​

Ficha Técnica:
 
da obra de LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL em um filme de DOUGLAS MACHADO | ENSAIOS ÍNTIMOS E IMPERFEITOS | texto-voz-em cena LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL | direção-imagens-entrevistas DOUGLAS MACHADO | produção DOUGLAS MACHADO e GARDÊNIA CURY | produção executiva JOÃO MARCELLO CLAUDINO | edição DOUGLAS MACHADO - GRAX MEDINA - LÍVIO GALENO - LUCAS MACHADO | finalização-matriz GRAX MEDINA e MARCÍLIO BENÍCIO | realização TRINCAFILMES & HOBLICUA
 

Contatos:
TRINCA FILMES LTDA.
skype: trincafilmes
e-mails: douglasmachado@gmail.com + trincafilmes@trincafilmes.com.br
site: www.trincafilmes.com.br

Fortuna crítica

Jornal Zero Hora 
Angelita Santos da Silva 
José Castello 
Larry Wienievski 
Marcio Renato dos Santos